Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 4 de julho de 2021

ARHOPALA EUMOLPHUS - (Cramer, 1780)


. Características: Esta pequena borboleta pertence á família Lycaenidae e possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui a face superior das asas de um bonito verde metálico iridescente com as extremidades escurecidas a castanho-escuro. As asas posteriores possuem um fino par de pequenas caudas. A face inferior é de tons castanho-acinzentada com pequenas manchas escuras contornadas a branco. Possui ainda três a quatro lúnulas com núcleo negro junto á margem das asas posteriores. A fêmea distingue-se do macho por ter asas de cor azul-cobalto com as extremidades escurecidas a castanho-escuro. A face inferior é idêntica á do macho. A sua envergadura é cerca de 4,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas virgens onde costuma pousar na parte superior das folhas das árvores e arbustos, a 2 ou 5 metros de atura. Distribui-se pela Índia e parte do Sudeste Asiático. 

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.













. Alimentação: A lagarta é de forma oval, ligeiramente achatada, e de cor verde pálido translúcido com uma linha dorsal de cor creme. O género Arhopala alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Quercus (Fagaceae), várias espécies de Myrtaceae, Combretaceae e Lythraceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se fixa na face inferior duma folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida. De salientar que esta espécie como algumas do seu género, também é visitada pela formiga Polyrachis que a ordenha para obter secreções doces da sua glândula mel dorsal.








. Observação importante: Ao contrário de outras espécies, os adultos desta espécie não visitam as flores para procurarem o néctar, obtêm o seu sustento das secreções de pulgões que se encontram nas folhas e galhos das árvores e arbustos. Existem mais de 220 espécies do género Arhopala.





Sem comentários:

Enviar um comentário