. Características: Vulgarmente conhecida por "asa-de-folha tropical" esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de cor laranja-avermelhadas no caso dos machos, com as margens mais escuras. As asas anteriores são pontiagudas (falcadas) e nas asas posteriores cada uma possui uma pequena cauda. A face inferior possui um padrão semelhante ao de uma folha seca em tons de castanho-acinzentado, daí o seu nome vulgar. A fêmea distingue-se do macho por apresentar uma faixa adicional de marcações escuras e mais claras junto ás margens. A sua envergadura média varia entre os 5,5 cm e os 6,5 de comprimento.
. Período de voo: Voa ao longo de todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: As lagartas são cinza-esverdeadas e de aparência granular devido a uma cobertura de protuberâncias (tubérculos) no seu corpo. Possui também entre quatro a seis marcas de cor castanho-avermelhadas na zona lateral do dorso. A cabeça é coberta por pequenos tubérculos dos quais se destacam dois maiores em forma de "chifres". No último instar do seu crescimento e na fase que antecede a pré-pupa (crisálida) a lagarta adquire a tonalidade verde. Alimenta-se de plantas do género Croton, da família Euphorbiaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.
. Observação importante: Os adultos alimentam-se da seiva das árvores, frutos maduros ou em decomposição, e excrementos de animais. Existem cerca de 9 espécies do género Anaea.
Sem comentários:
Enviar um comentário