. Características: Esta peculiar borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas são branco-acinzentadas com nervuras brancas. Apresenta três a quatro pintas pretas na zona subcostal das asas anteriores e junto ás margens das asas posteriores. O tórax é branco e o abdómen é amarelo-vivo na face superior com uma fila de pintas pretas em cada segmento do corpo. A parte inferior do abdómen até á zona lateral é branca com pintas negras. No caso do macho, este exibe dois longos pares de órgãos no abdómen que infla de ar e se distendem, os quais são cobertos de finos pelos e podem ter quase o seu tamanho. Esses órgãos são denominados de coremata e libertam feromonas que atraem as fêmeas para acasalar. A fêmea distingue-se do macho por ser mais escura, de tons cinza-acastanhado com nervuras brancas. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em habitats abertos com vegetação secundária, orlas de floresta e zonas agrícolas. Distribui-se pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é peluda de cor castanho-escura e possui uma risca amarelo-alaranjada longitudinal sobre a zona dorsal. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre elas estão; Beta da família (Amaranthaceae), Dioscorea (Dioscoreaceae), Paspalum, Zea (Poaceae), Pithecellobium, Vigna, Wisteria (Fabaceae), Toona (Meliaceae), Musa (Musaceae), Salix (Salicaceae), Cayratia e Cissus (Vitaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda entre as folhas da planta hospedeira, no interior do qual, se irá transformar em pupa ou crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: O macho para atrair as fêmeas exibe dois longos pares de órgãos no abdómen que infla de ar e se distendem, os quais são cobertos de finos pelos e podem ter quase o seu tamanho. Esses órgãos são denominados de coremata e libertam feromonas que atraem as fêmeas para acasalar. Existem cerca de 10 espécies do género Creatonotos.
Sem comentários:
Enviar um comentário