. Características: Esta borboleta pertence á família Zygaenidae, e possui dimorfismo sexual,ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas de cor castanho-escuras com três ou quatro pequenas manchas brancas na zona sub-apical das asas anteriores, as quais possuem nervuras de cor verde-azuladas metalizadas. As asas posteriores possuem igualmente três a quatro pequenas manchas brancas junto ás margens num fundo escuro com reflexos verde-escuro metalizado. O seu tórax é castanho-escuro com reflexos verde-azulados metalizados e a parte superior do abdómen é verde-escuro com reflexos azuis metalizados, enquanto a parte inferior é branca com faixas negras entre os segmentos do abdómen. No caso da fêmea esta distingue-se perfeitamente do macho por possuir asas brancas com as nervuras contornadas largamente a negro e que possuem reflexos azuis metalizados, formando grandes gomos brancos, enquanto nas asas posteriores as regiões a negro concentram-se mais junto ás extremidades. O seu tórax é negro com reflexos azuis metalizados e pequenas pintas brancas. O abdómen é branco com faixas negras entre os segmentos. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as clareiras e orlas de florestas tropicais e florestas caducifólias húmidas, em altitudes até aos 1000 metros. Distribui-se desde a índia até ao Sudeste Asiático.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações. É uma espécie de hábitos diurnos e por isso voa durante o dia.
. Observação importante: Existem cerca de 100 espécies do género Cyclosia.
Sem comentários:
Enviar um comentário