. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família Crambidae. As suas asas anteriores são castanhas com duas manchas brancas-prateadas contornadas a escuro e uma pinta preta situada entre as duas. As posteriores são prateadas com uma larga faixa castanha contornada a negro junto ás extremidades. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,7 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em locais onde existam as suas plantas hospedeiras, como florestas tropicais e subtropicais. Distribui-se pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo de quase todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde e possui dois pares de pintas pretas e brancas, nos dois primeiros segmentos a seguir á cabeça e um par de pintas pretas no último segmento do corpo. A lagarta constrói abrigos nas folhas de que se alimenta, enrolando-as com fios de seda para aí se alimentar e proteger contra possíveis predadores. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae, como a Cajanus cajan, e da família Moraceae entre elas; Ficus elastica, Ficus hispida, Ficus religiosa. Na fase da metamorfose a lagarta constrói um abrigo enrolando uma folha da planta hospedeira com emaranhados fios de seda, na qual irá se transformar em pupa (crisálida) e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem cerca de 145 espécies do género Glyphodes.
Sem comentários:
Enviar um comentário