Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 22 de agosto de 2021

BORBOLETA ASA NEGRA MOSQUEADA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO RECUPERA GRAÇAS À DEDICADA EQUIPA DE CIENTISTAS



Graças aos esforços de recuperação, mais de 700 borboletas foram libertadas este ano no Pinery Provincial Park, em Ontário, Canadá.

Uma equipa de recuperação composta por pesquisadores e organizações de todo o sul de Ontário, no Canadá, está a trabalhar para salvar um tipo de borboleta que eles dizem estar "perigosamente perto" de ser extinta da província. Pela primeira vez em décadas, mais de 700 borboletas da asa-escura mosqueada, ameaçadas de extinção, foram soltas no Pinery Provincial Park este verão.
"Tanto pessoal quanto profissionalmente, é muito gratificante, já que estou interessado em trabalhar com a Asa Negra Mottled desde 2007", disse Jessica Linton, bióloga sénior da Natural Resource Solutions Inc. em Waterloo.
Linton é presidente da Equipa de Recuperação de Espécies de Borboletas em Risco de Ontário (OBSRRT), que foi formada em 2017 e dedicou os últimos quatro anos à recuperação da borboleta Duskywing. Linton também é o autor de uma estratégia de recuperação da borboleta Mosqueada Duskywing para a província.
Ela disse que o empenho da equipa em recuperar a borboleta Duskywing centra-se por ser uma das últimas espécies de borboleta que vive e se desenvolve no que agora é um habitat raro na América do Norte chamado Oak Savanna. 
"Costumava haver várias borboletas raras associadas a este habitat de Oak Savanna ... havia quatro delas, o Duskywing sendo uma delas, e as outras três não ocorrem mais aqui em Ontário", disse ela.
"Não queremos perder esta última espécie."
Salvar a população de borboletas Duskywing, disse Linton, também anda de mãos dadas com a recuperação e preservação do habitat em Oak Savanna.

(Membros da equipa no momento da libertação das borboletas)

. Por que é que a asa negra mosqueada está em perigo?

Existem algumas razões por trás do perigo da borboleta "Duskywing", de acordo com Linton, mas em grande parte tem a ver com a perda de habitat.
A espécie foi abolida, o que significa que não existe mais em Quebec, mas poucas populações existentes podem ser encontradas no sul de Ontário, em áreas como Rice Lake Plains, região de Halton e ao redor do Lago Simcoe, disse ela. A espécie também pode ser encontrada no sul de Manitoba. 
"A perda inicial desta espécie e a fragmentação do seu habitat teria sido possivelmente devido à perda de habitat em maior escala que ocorreu após o assentamento europeu e as terras foram desmatadas para a agricultura", disse Linton.
Isso deixou "bolsões" de habitat no sul de Ontário que enfrentaram pressões por meio da expansão urbana, desenvolvimento industrializado, agricultura intensificada e espécies invasoras.
O Oak Savanna também depende da queima natural para manter um dossel aberto, acrescentou Linton, o que tradicionalmente seria feito pelas comunidades indígenas da terra. "Isso realmente não acontece mais", disse ela.
É por isso que a equipa escolheu o Pinery Provincial Park como o novo lar da borboleta Asa Negra. Linton disse que o parque não mediu esforços para recuperar e preservar o Oak Savanna.



. Otimismo na reintrodução de espécies.

Membros da equipa de recuperação monitorizam as borboletas todos os dias. As borboletas foram libertadas em três diferentes estágios de vida, o que dará aos pesquisadores uma ideia melhor de quando elas devem ser libertadas no futuro, disse Ryan Norris, professor de biologia integrada da Universidade de Guelph. É um trabalho rigoroso, mas Norris disse com base no que eles viram até agora, ele tem esperança de que verão a borboleta Asa Negra no próximo ano.
"Já atingimos alguns marcos importantes com o lançamento", disse ele. 
Ele disse que as borboletas adultas libertadas permaneceram no seu novo habitat e viram as fêmeas dessas borboletas a colocar os seus ovos na área.
"Todos esses são ótimos sinais", disse ele.
"Você nunca sabe o que vai acontecer com essas coisas. Estamos a introduzir uma espécie numa área que não existia há 30 anos, então tudo pode acontecer."


Adrienne Brewster, directora executiva e curadora do Conservatório de Borboletas de Cambridge, também compartilha desse otimismo.
O conservatório faz parte do esforço de recuperação da borboleta Duskywing há vários anos e foi responsável pela criação das borboletas em cativeiro, um processo denominado criação em cativeiro.
"A monitorização do próximo ano e nos anos subsequentes realmente nos ajudarão a entender se essa reintrodução se consolidou e estou muito otimista sobre isso porque tínhamos um grande número de reintroduções", disse Brewster.
O lançamento em Pinery Provincial Park é o primeiro de vários lançamentos que a equipa estará a realizar ao longo dos anos. Linton disse que a equipa de recuperação está agora a procurar outros locais no sul de Ontário que poderão ser novos lares para a borboleta Asa-negra. Eles estão a analisar o condado de Norfolk a seguir.
“Existem várias propriedades em que a Nature Conservancy of Canada tem feito um excelente trabalho de restauração e estão bem próximas de locais onde costuma existir a ocorrência dessas borboletas”, disse ela.



Fonte: https://www.cbc.ca/news



2 comentários:

  1. Muito legal todo o seu trabalho e dedicação Fernando. Estou sempre bisbilhotando por aqui. Parabéns e felicidades.

    ResponderEliminar