Graças aos esforços de recuperação, mais de 700 borboletas foram libertadas este ano no Pinery Provincial Park, em Ontário, Canadá.
. Uma equipa de recuperação composta por pesquisadores e organizações de todo o sul de Ontário, no Canadá, está a trabalhar para salvar um tipo de borboleta que eles dizem estar "perigosamente perto" de ser extinta da província. Pela primeira vez em décadas, mais de 700 borboletas da asa-escura mosqueada, ameaçadas de extinção, foram soltas no Pinery Provincial Park este verão.
"Tanto pessoal quanto profissionalmente, é muito gratificante, já que estou interessado em trabalhar com a Asa Negra Mottled desde 2007", disse Jessica Linton, bióloga sénior da Natural Resource Solutions Inc. em Waterloo.
Linton é presidente da Equipa de Recuperação de Espécies de Borboletas em Risco de Ontário (OBSRRT), que foi formada em 2017 e dedicou os últimos quatro anos à recuperação da borboleta Duskywing. Linton também é o autor de uma estratégia de recuperação da borboleta Mosqueada Duskywing para a província.
Ela disse que o empenho da equipa em recuperar a borboleta Duskywing centra-se por ser uma das últimas espécies de borboleta que vive e se desenvolve no que agora é um habitat raro na América do Norte chamado Oak Savanna.
"Costumava haver várias borboletas raras associadas a este habitat de Oak Savanna ... havia quatro delas, o Duskywing sendo uma delas, e as outras três não ocorrem mais aqui em Ontário", disse ela.
"Não queremos perder esta última espécie."
Salvar a população de borboletas Duskywing, disse Linton, também anda de mãos dadas com a recuperação e preservação do habitat em Oak Savanna.
(Membros da equipa no momento da libertação das borboletas)
. Por que é que a asa negra mosqueada está em perigo?
. Existem algumas razões por trás do perigo da borboleta "Duskywing", de acordo com Linton, mas em grande parte tem a ver com a perda de habitat.
A espécie foi abolida, o que significa que não existe mais em Quebec, mas poucas populações existentes podem ser encontradas no sul de Ontário, em áreas como Rice Lake Plains, região de Halton e ao redor do Lago Simcoe, disse ela. A espécie também pode ser encontrada no sul de Manitoba.
"A perda inicial desta espécie e a fragmentação do seu habitat teria sido possivelmente devido à perda de habitat em maior escala que ocorreu após o assentamento europeu e as terras foram desmatadas para a agricultura", disse Linton.
Isso deixou "bolsões" de habitat no sul de Ontário que enfrentaram pressões por meio da expansão urbana, desenvolvimento industrializado, agricultura intensificada e espécies invasoras.
O Oak Savanna também depende da queima natural para manter um dossel aberto, acrescentou Linton, o que tradicionalmente seria feito pelas comunidades indígenas da terra. "Isso realmente não acontece mais", disse ela.
É por isso que a equipa escolheu o Pinery Provincial Park como o novo lar da borboleta Asa Negra. Linton disse que o parque não mediu esforços para recuperar e preservar o Oak Savanna.
. Otimismo na reintrodução de espécies.
Membros da equipa de recuperação monitorizam as borboletas todos os dias. As borboletas foram libertadas em três diferentes estágios de vida, o que dará aos pesquisadores uma ideia melhor de quando elas devem ser libertadas no futuro, disse Ryan Norris, professor de biologia integrada da Universidade de Guelph. É um trabalho rigoroso, mas Norris disse com base no que eles viram até agora, ele tem esperança de que verão a borboleta Asa Negra no próximo ano.
"Já atingimos alguns marcos importantes com o lançamento", disse ele.
Ele disse que as borboletas adultas libertadas permaneceram no seu novo habitat e viram as fêmeas dessas borboletas a colocar os seus ovos na área.
"Todos esses são ótimos sinais", disse ele.
"Você nunca sabe o que vai acontecer com essas coisas. Estamos a introduzir uma espécie numa área que não existia há 30 anos, então tudo pode acontecer."
Adrienne Brewster, directora executiva e curadora do Conservatório de Borboletas de Cambridge, também compartilha desse otimismo.
O conservatório faz parte do esforço de recuperação da borboleta Duskywing há vários anos e foi responsável pela criação das borboletas em cativeiro, um processo denominado criação em cativeiro.
"A monitorização do próximo ano e nos anos subsequentes realmente nos ajudarão a entender se essa reintrodução se consolidou e estou muito otimista sobre isso porque tínhamos um grande número de reintroduções", disse Brewster.
O lançamento em Pinery Provincial Park é o primeiro de vários lançamentos que a equipa estará a realizar ao longo dos anos. Linton disse que a equipa de recuperação está agora a procurar outros locais no sul de Ontário que poderão ser novos lares para a borboleta Asa-negra. Eles estão a analisar o condado de Norfolk a seguir.
“Existem várias propriedades em que a Nature Conservancy of Canada tem feito um excelente trabalho de restauração e estão bem próximas de locais onde costuma existir a ocorrência dessas borboletas”, disse ela.
Fonte: https://www.cbc.ca/news
Muito legal todo o seu trabalho e dedicação Fernando. Estou sempre bisbilhotando por aqui. Parabéns e felicidades.
ResponderEliminarObrigado! Um grande abraço!
ResponderEliminar