Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de agosto de 2021

DYSPHANIA MILITARIS - (Linnaeus, 1758)


. Características: Vulgarmente conhecida por "falsa-borboleta-tigre" esta borboleta nocturna pertence á família Geometridae. As suas asas são de cor amarelo-vivo com manchas e faixas transversais irregulares de cor negra. As asas anteriores são ligeiramente alongadas e metade da asa é de cor negra com manchas esbranquiçadas. As margens das asas posteriores também são contornadas a negro. O corpo da borboleta incluindo o tórax e o abdómen são amarelos atravessados igualmente por faixas negras. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 6 e os 8 cm de comprimento.


. Habitat: Encontra-se nas regiões tropicais dos países do Sul e Sudeste Asiático, como a  China, Índia, Mianmar, Ilhas Andaman, Sumatra e Java .

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações. Além de pertencer ao grupo das borboletas nocturnas (traças), esta tem hábitos diurnos e por isso voa durante o dia.










. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é de cor amarela com a parte superior dorsal de cor esverdeada pintalgada de pintas pretas. Apresenta também na zona lateral do corpo uma faixa esverdeada contornada por pintas pretas. Alimenta-se de plantas da família Rhizophoraceae como a (Kandelia candel) e da família Myrtaceae a (Rhodomyrtus tomentosa). Na fase da metamorfose a lagarta constrói um frágil casulo de seda entre as folhas da planta hospedeira, para se transformar em pupa e posteriormente em adulto. A borboleta além de se alimentar do néctar de certas plantas, também é atraída por carcaças de animais e sais mineralizados existentes no solo.










. Observação importante: Além de ser uma traça e pertencer ao grupo das borboletas nocturnas, esta espécie tem hábitos diurnos e por isso voa de dia. Devido a esse factor e ás suas cores vivas é frequentemente confundida com uma borboleta diurna. Existem cerca de 16 espécies do género Dysphania.






Sem comentários:

Enviar um comentário