Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de setembro de 2020

PHOEBIS PHILEA - (Linnaeus, 1763)


. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-enxofre-de-barra-laranja" ou "borboleta-gema", esta espécie pertence á família dos Pierídeos (Pieridae). É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim o macho possui asas amarelo-vivo com uma mancha alaranjada na área discal das asas anteriores. A face inferior é igualmente amarela com pequenos tracejados escuros. A fêmea por sua vez possui um amarelo mais pálido e exibe nas extremidades das asas pequenas marcas ou pontos escuros, quer nas asas anteriores como nas posteriores. A face inferior é igualmente amarela com pequenos tracejados escuros e possui duas ou três marcas brancas que se destacam no centro das asas. A sua envergadura varia entre os 6 e os 8 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitat, incluindo orlas de florestas tropicais e subtropicais, estradas de terra batida, pastagens, terras agrícolas e margens de cursos de água, onde é vista pousada em grandes números a sugar os sais minerais do solo húmido, até aos 1500 metros de altitude. Distribui-se desde o México, ilhas do Caribe, até América do Sul.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações. É uma espécie gregária, juntando-se em aglomerados, que quando perturbadas levantam voo girando por alguns minutos no ar numa massa fervilhante de asas amarelas.














. Alimentação: A lagarta é de cor verde-amarelada com uma dupla faixa de cor negra tracejada e amarelada na zona lateral do corpo, que por sua vez é coberto por pontos negros. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae, entre elas; Senna alata. Na fase da metamorfose tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida.










. Observação importante: É uma espécie com hábitos migratórios, podendo por isso deslocar-se para outras áreas. Existem 8 espécies do género Phoebis.






1 comentário:

  1. Parabéns pela bela página e ótimas explicações! Gostei muito. Abraços alados.

    ResponderEliminar