. Características: Esta borboleta pertence ao grupo das borboletas vulgarmente designadas por "Skippers" que por sua vez pertencem á família Hesperiedae. Como todos os membros da sua família possui um corpo grosso, uma cabeça e olhos grandes. A parte interna até á zona central das asas é de cor azul-esverdeada sendo a restante castanho-escura com pequenas manchas brancas na zona central e subapical das asas anteriores, que são contornadas nas margens por uma linha branca. A face inferior é castanha com manchas brancas nas asas anteriores. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas, bem como em trilhos e caminhos de terra batida, margens de cursos de água, onde pode ser vista pousada no solo húmido a absorver os sais minerais. Distribui-se pela América Central e América do Sul, desde o México até Argentina.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta nos últimos instares é de cor verde-amarelada, com uma linha verde-escura na zona dorsal e duas pequenas manchas amarelas no último segmento do corpo. Possui uma cabeça grande de cor casatanho-escura com duas manchas alaranjadas. Alimenta-se de várias espécies de plantas da família Leguminosae e também da família Asteraceae como Tilesia baccata, Clibadium surinamense. Na fase da metamorfose a lagarta enrola uma folha com alguns fios seda, no interior da qual forra o seu interior, onde se prende com um fio de seda á sua volta para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de 34 espécies do género Urbanus.
Sem comentários:
Enviar um comentário