. Características: Vulgarmente conhecida por "mariposa-tesoura" devido ás suas longas caudas, esta borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). De aspecto inconfundível, as suas asas estreitas e longas possuem várias marcas e desenhos de tons castanhos, acinzentados e pretos, que lhe dão uma camuflagem eficaz semelhante á casca de uma árvore. As extremidades das asas anteriores são recortadas na diagonal e possuem no centro duas pequenas manchas translúcidas de cor prateada. As asas posteriores terminam em duas longas e estreitas caudas no macho. A fêmea por sua vez, distingue-se do macho por possuir asas mais largas e caudas mais curtas. A sua envergadura varia entre os 9 e os 10 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.
. Habitat: Pode ser encontrada em áreas de montanha de média e baixa altitude, encostas, clareiras e orlas de florestas secas, mas também em florestas tropicais húmidas. Distribui-se pela América Central e América do Sul.
. Período de voo: Possui duas gerações, a primeira voa de Janeiro até Março, a segunda de Outubro a Dezembro.
. Alimentação: A lagarta ao longo do seu crescimento vai apresentando vários aspectos, sendo verde-amarelada com vários apêndices negros espinhosos nos primeiros instares, sendo depois verde com longos apêndices castanhos espinhosos na zona dorsal e uma mancha amarelada com dois pequenos ocelos em forma de olhos no centro da zona dorsal. Mais tarde os apêndices vão desaparecendo por completo, tornando-se por fim verde com faixas diagonais esbranquiçadas na zona dorsal. Alimenta-se de Manilkara chicle da família (Sapotaceae). Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo onde irá procurar um local adequado para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem 18 espécies do género Copiopteryx.
Sem comentários:
Enviar um comentário