Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de julho de 2020

ERASMIA PULCHELLA - (Hope, 1841)


. Características: Esta colorida borboleta nocturna pertence á família dos Ziguenídeos (Zygaenidae). As suas asas são negras com várias manchas brancas e azuis-turquesa esverdeadas com reflexos metálicos. Apresenta também uma faixa de cor vermelha em forma de colar que atravessa as asas anteriores. Possui longas antenas negras com reflexos azuis que movimenta para cima e para baixo enquanto se desloca. A fêmea distingue-se do macho pela faixa de manchas branco-creme mais larga que possui nas asas posteriores. A sua envergadura varia entre os 7 e os 8 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais do Sudeste Asiático onde exista a sua planta hospedeira.

. Período de voo: Além de pertencer ao grupo das borboletas nocturnas, esta voa durante o dia, confundindo-se muitas vezes com uma borboleta diurna devido ao seu colorido brilhante. Os adultos costumam aparecer depois das monções, no final da época das chuvas.  












. Alimentação: A lagarta quando totalmente desenvolvida é de cor negra com curtos e grossos tubérculos carnudos de pontas esbranquiçadas na zona dorsal, onde se destacam dois segmentos de cor amarelo-claro. Apresenta também uma fileira de tubérculos de cor vermelha na zona lateral do corpo, dos quais saem finos tufos de pelo pretos e brancos. Alimenta-se de Helicia cochinchinensis da família (Proteaceae). Esta planta tem substâncias tóxicas das quais a lagarta ingere durante o seu desenvolvimento, passando mais tarde para o insecto adulto, tornando-se assim tóxica em todo o seu ciclo de vida.









. Observação importante: Possui actividade diurna. A sua coloração brilhante é um aviso para os predadores, pois possui substâncias tóxicas no seu organismo que a tornam intragável.






Sem comentários:

Enviar um comentário