. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). As suas asas são de cor negra com duas manchas de cor branco-creme nas asas anteriores e outras duas manchas brancas nas asas posteriores. Possui ainda uma estreita faixa branca de cada lado do tórax e no primeiro e segundo pare patas exibe um tufo de pelos de cor laranja. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,7 cm de comprimento.
. Habitat: Habita áreas abertas com flores como prados, clareiras e orlas de florestas. Distribui-se pelo Sudeste dos Estados Unidos até á zona fronteiriça do México.
. Período de voo: Além de ser uma borboleta nocturna esta tem actividade diurna. Voa de Abril a Junho numa geração no Norte, no Sul, tem uma segunda geração que voa em Agosto.
. Alimentação: A lagarta apresenta várias faixas finas pretas com pontos negros intercaladas com faixas brancas, e faixas mais largas de cor laranja entre os segmentos do corpo, que possui finos pelos logos esbranquiçados. A cabeça é de cor laranja com pintas pretas. Alimenta-se de várias espécies de videiras da família Vitaceae entre as quais; (Vitis spp), (Ampelopsis spp), (Parthenocissus quinquefolia). Na fase da metamorfose a lagarta enterra-se no solo ou em fendas de madeira podre.
. Observação importante: Além de ser uma borboleta nocturna esta tem actividade diurna. Existem sete espécies do género Alypia.
Sem comentários:
Enviar um comentário