Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 13 de setembro de 2020

FOUNTAINEA NESSUS - Latreille, 1813)


Características: Vulgarmente conhecida por "asa-de-folha" ou "finge-folha", esta borboleta pertence família dos Ninfalídeos (Nymphalidae) e é um dos mais belos membros do seu género. As suas asas falcadas são de cor castanho-escuras e terminam em duas pequenas caudas nas asas posteriores. As asas anteriores possuem manchas com faixas rosa brilhante que são cobertas com um brilho azul-púrpura que varia em intensidade de acordo com as condições de iluminação e o ângulo de visão. A fêmea é igualmente impressionante, sendo castanho-escura com uma ampla faixa de manchas prateadas nas asas anteriores. A face inferior das asas de ambos os sexos apresentam um padrão jaspeado e semelhante ao de uma folha seca. A sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em florestas tropicais e subtropicais húmidas, margens de cursos de água, onde é vista pousada em solo húmido a absorver os sais mineralizados ou na folhagem da vegetação aquecendo-se ao sol com as asas meio abertas. Também é atraída por excrementos de animais ou frutas putrefactas caídas no chão, onde é habitual vê-la sugando os sucos da fermentação. Distribui-se pela América do Sul desde a Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, bacia do Amazonas no Brasil, até aos 2000 metros de altitude. 

. Período de voo: Voa longo do ano em várias gerações. Possui um voo rápido e forte.















. Alimentação: A lagarta é de cor esverdeada com  com linhas longitudinais esbranquiçadas ao longo do dorso e ligeiramente marmorizada de castanho-avermelhado. Possui a cabeça coroada com dois pequenos espinhos negros e vários outros amarelos. Alimenta-se de plantas do género Croton da família Euphorbiaceae, e constrói um pequeno abrigo enrolando uma folha com fios de seda, na qual permanece no seu interior. Na fase da metamorfose tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.






. Observação importante: Existem 8 espécies do género Fountainea.






Sem comentários:

Enviar um comentário