Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 27 de setembro de 2020

AGLAIS MILBERTI - (Godart, 1819)


. Características: As suas asas levemente recortadas são castanho-escuras com uma larga faixa laranja-amarelada em forma de U que vai duma ponta da asa á outra. Possui também duas pequenas manchas laranja na margem costal das asas anteriores e uma pequena mancha branca na extremidade da zona apical. As extremidades das asas são contornadas a negro com uma fileira de lúnulas azuis. A face inferior de tons castanhos possui um padrão jaspeado semelhante ao de uma folha seca apresentando uma faixa castanha-claro na sub-margem de ambas as asas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4,5 e os 6 cm de comprimento. Pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae).


. Habitat: Habita prados húmidos montanhosos, áreas ribeirinhas, bosques abertos, pântanos, parques e jardins até aos 1500 metros de altitude. Distribui-se por toda a América do Norte.

. Período de voo: Voa de Maio a Outubro em duas ou três gerações.













. Alimentação: A lagarta é negra com uma faixa tracejada amarela na zona lateral e minúsculos pontos amarelos no corpo onde possui uma linha negra na zona dorsal. Possui espinhos negros na zona dorsal e espinhos amarelos na zona lateral do corpo. As lagartas quando nascem são gregárias e vivem e alimentam-se todas juntas em ninhos que constroem com fios de seda nas folhas da planta hospedeira. Á medida que vão crescendo tornam-se solitárias. Alimenta-se principalmente de urtigas, como Urtiga dioca e Urtiga procera da família (Urticaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.











. Observação importante: A borboleta além de se alimentar do néctar das flores e da seiva das plantas, também é atraída pelos excrementos dos animais. A borboleta hiberna durante os meses frios de Inverno em sótãos de casas velhas, grutas, troncos ocos de árvores etc. Existem 6 espécies do género Aglais.






Sem comentários:

Enviar um comentário