Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

ROTHSCHILDIA LEBEAU - (Guerim-Meneville, 1868)


Características: Vulgarmente conhecida por "Borboleta-espelho" esta borboleta noturna de médio a grande porte pertence á família Saturniidae. A cor das suas asas podem variar entre o castanho avermelhado e o castanho com tons de oliva. Também na zona central e interna de ambas as asas, são atravessadas por linhas ou faixas brancas contornadas a negro e nas extremidades das asas possui linhas onduladas com pequenas manchas escuras em forma de colar. Exibe também grandes manchas translúcidas de forma triangular na zona central de cada par de asas, que reflete a incidência do brilho da luz e assim caracteriza o nome vulgar da espécie.  A fêmea é idêntica  ao macho mas distingue-se deste por possuir asas mais largas e arredondadas principalmente nas asas anteriores. A sua envergadura varia entre os 9 e os 12,5 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.


. Habitat: Está distribuída desde os E.U.A na América do Norte até ao Brasil e Argentina na América do Sul.

. Período de voo: Voa de Fevereiro a Abril e de Setembro a Novembro em duas gerações.










. Alimentação: A lagarta nos últimos instares do seu crescimento é de cor verde com pequenos tubérculos amarelos e faixas brancas e cinza entre segmentos do corpo. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; (Zanthoxylum fagara) da família Rutaceae, (Fraxinus berlandieriana) da família Oleaceae, (Salix) da família Salicaceae, (Prunus persica) da família Rosaceae, (Citrus) da família Rutaceae e (Acacia) da família Fabaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda resistente e em forma de pêra entre as folhas e ramos da planta hospedeira, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.









. Observação importante: Os adultos não se alimentam e dependem das reservas de gordura acumuladas no seu corpo durante a fase de lagarta. O tom de cor pode variar de individuo para indivíduo, dependendo da humidade sazonal em que se encontra e que ajuda na sua camuflagem. Existem cerca de 25 espécies do género Rothschildia.



Sem comentários:

Enviar um comentário