. Características: A Heliothea discoidaria é uma borboleta noturna que pertence á família Geometridae. As suas asas são amarelas douradas cor de açafrão, contornadas nas extremidades a negro. Possui também uma pinta preta no centro de cada par de asas e as suas antenas são pectinadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura é cerca de 2,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em pastagens e encostas arbustivas e montanhosas até aos 1700 metros de altitude. Ocorre apenas em Espanha localmente em áreas montanhosas, e em Marrocos (no Atlas Médio) no noroeste de África.
. Período de voo: Além de pertencer ao grupo das borboletas noturnas esta tem hábitos diurnos e por isso voa durante o dia, entre os meses de Junho e Julho.
. Alimentação: A lagarta possui um padrão de camuflagem mimético e idêntico ao da sua planta hospedeira, sendo verde com pequenas manchas e desenhos brancos. Alimenta-se de várias espécies de plantas, entre elas está a Santolina chamaecyparissus da família (Asteraceae). Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo e constrói uma câmara de terra e restos vegetais, onde irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: Existem duas espécies do género Heliothea. A lagarta hiberna. Está ameaçada devido à expansão da agricultura e ao cultivo intensivo.















Sem comentários:
Enviar um comentário