. Características: A Mormo maura é uma borboleta noturna da família Noctuidae. As suas asas possuem uma coloração escura em tons de castanho, dividida por duas áreas, uma mais escura com manchas mais ou menos quadradas na zona central, e outra mais clara junto á extremidade das asas com linhas onduladas. As asas posteriores são igualmente de tons castanho opaco, com uma faixa mais escura junto ás extremidades que são contornadas por tons mais claros. Ambas as asas possuem as margens serrilhadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em habitats húmidos e pantanosos, especialmente perto de rios e riachos arborizados e jardins suburbanos. Está distribuída pela Europa, Ásia Menor e noroeste da África.
. Período de voo: Voa de Julho a fins de Setembro em uma única geração.
. Alimentação: A lagarta é de tons castanho mesclado com uma estreita faixa negra no último segmento do corpo. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de várias espécies de plantas herbáceas, arbustos e árvores, entre as quais; (Urtica dioica, Rumex, Salix, Alnus, Fraxinus, Acer, Populus, Viburnum, etc). Na fase da metamorfose a lagarta enterra-se no solo para se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem cerca de oito espécies do género Mormo.




















Sem comentários:
Enviar um comentário