Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de dezembro de 2025

EUTHALIA (SYMPHAEDRA) NAIS - (Forster, 1771)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Baronet" a Euthalia (Symphaedra) nais é uma borboleta diurna que pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são amarelo-torrado ou laranja vivo, com uma pequena faixa negra oblíqua junto á margem costal das asas anteriores, duas pequenas manchas negras e uma linha negra transversal junto á sub margem que se prolongo até ás asas posteriores. As extremidades de ambas as asas são contornadas a negro. A face inferior das asas apresenta um tom vermelho carmesim acastanhado com um brilho arroxeado, atravessadas por uma faixa vertical irregular de manchas brancas e duas pequenas manchas vermelhas contornadas a negro no cento das asas posteriores. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura de asas varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais da Índia, Sri Lanka e Bangladesh.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.










. Alimentação: A lagarta é verde e possui uma fileira de longos espinhos ou cerdas ramificados na zona lateral do corpo, o que lhe dá um aspeto achatado e muito peculiar. Possui também uma linha clara longitudinal no dorso, que por sua vez possui uma fileira de manchas ovais de cor lilás. Alimenta-se de Shorea robusta da família (Dipterocarpaceae) e de Diospyros melanoxylon da família (Ebenaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e onde posteriormente irá emergir o adulto.








. Observação importante: A borboleta alimenta-se do suco de frutos maduros ou putrefatos caídos e costuma frequentar locais húmidos e lamacentos, onde pousa para absorver os sais minerais aí existentes. Existem cerca de 55 espécies do género Euthalia.




Sem comentários:

Enviar um comentário