. Características: Vulgarmente conhecida por "Imperador-do-Outono" esta borboleta noturna pertence á família Saturniidae. É uma espécie que apresenta dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho ou fêmea. Assim o macho possui asas de cor amarelo pálido pastel, com uma ou duas linhas onduladas escuras que atravessam ambas as asas, que por sua vez em alguns indivíduos são sombreadas a rosa. Exibe também um pequeno ocelo contornado a escuro nas asas anteriores. O seu tórax e abdómen são igualmente amarelados e peludos, e as suas antenas são grandes e plumosas. A fêmea por sua vez é um pouco maior, mais escura, de tons castanho-rosado com algumas áreas amareladas. A sua envergadura varia entre os 6 e os 8 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.
. Período de voo: Voa desde finais de Setembro até Novembro, numa geração.
. Alimentação: A lagarta nos últimos instares do seu crescimento torna-se verde, pontilhada por pequenos tubérculos amarelos dos quais saem finos e longos pelos ou cerdas amareladas. Também na zona lateral do corpo possui uma linha longitudinal amarela. Alimenta-se de várias espécies de carvalhos da família Fagaceae, entre eles estão; (Quercus robur, Quercus petrea, Quercus pubescens, Quercus cerris e Quercus ilex. Mas como segunda opção também estão incluídas Populus alba, Populus nigra, Fraxinus, Pyrus, Prunus e Salix. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda em forma de rede entre as folhas da planta hospedeira, no interior do qual se irá transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: O seu tempo de vida é muito curto, nunca dura mais que quatro ou cinco dias. Esse tempo é utilizado exclusivamente na procura de um parceiro para a sua reprodução e assim assegurar a continuação da espécie. Hiberna no estado de ovo.




















Sem comentários:
Enviar um comentário