Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 16 de novembro de 2025

MANGINA SYRINGA - (Cramer, 1775)


. Características: A Mangina syringa é uma borboleta noturna que pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores são de cor castanho-rosado pálido, salpicadas por pequenas manchas negras contornadas a branco. As asas posteriores são de cor escarlate com manchas negras. A cabeça e tórax são castanho rosados com pintas negras e o abdómen é escarlate com uma fileira de pintas negras na parte superior e na zona lateral. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em florestas tropicais húmidas pelo sul da Índia, no oeste de Bengala e no Sri Lanka.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.







. Alimentação: A lagarta é branca com faixas negras entre os segmentos do corpo, que é revestido por finos e longos pelos ou cerdas brancas e negras. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae tais como; (Crotalaria assamica, Crotalaria juncea e Crotalaria longipes). Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda em forma de rede, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.






. Observação importante: 
Existem cerca de 3 espécies do género Mangina.




Sem comentários:

Enviar um comentário