. Características: Vulgarmente conhecida por "Fritilária cynthia" esta borboleta diurna pertence á família Nymphalidae. É uma espécie que apresenta dimorfismo sexual, ou seja, apresenta diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui um padrão quadriculado branco nas áreas basal e discal das asas, separado por nervuras e faixas castanho escuro a negro e uma fileira de manchas laranja junto ás extremidades das asas. A face inferior das asas é de tons laranja com faixas quadriculadas brancas contornadas a negro. A fêmea por sua vez apresenta um padrão quadriculado totalmente laranja com linhas e nervuras castanho escuras. A face inferior é idêntica á do macho. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em prados alpinos nas zonas montanhosas dos Alpes, e na Bulgária, em Rila e Pirin Norte, até aos 1800 a 2800 metros de altitude.
. Período de voo: Voa de Junho a Agosto numa única geração.
. Alimentação: A lagarta é negra com numerosos espinhos negros e faixas amarelas entre os segmentos do corpo. Alimenta-se de Plantago alpina da família (Plantaginaceae), Alquimila (Rosaceae), Viola (Violaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa rocha ou num ramo, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: A lagarta hiberna. Não está em perigo de extinção mas é considerada vulnerável devido ao turismo de massa, o sobre pastoreio e até mesmo a fertilização de prados e pastagens a nível local. Existem cerca de desaseis espécies do género Euphydryas.




















Sem comentários:
Enviar um comentário