. Características: Vulgarmente conhecida por "madrepérola azul" ou "beleza azul oriental", esta esta jóia alada pertence á família Nymphalidae. As extremidades das suas asas são levemente recortadas e exibem um bonito azul-púrpura iridescente dependendo da incidência da luz. Também junto ás extremidades possui duas linhas tracejadas escuras e uma fileira de pintas pretas nas asas anteriores. As extremidades das asas posteriores são de tons acastanhados e possuem um ocelo tricolor de cor laranja e negro com núcleo branco, contornado a amarelo. A face inferior assemelha-se a uma folha seca em vários tons de castanho e apresenta uma fileira de pequenos ocelos escuros com núcleo branco junto ás extremidades das asas. A fêmea distingue-se do macho por ser mais pálida e ter menos área de azul nas asas. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: É uma espécie endémica do continente africano e encontra-se nas regiões da Nigéria, Camarões, República do Congo, Angola, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Uganda, Tanzânia, Quénia, Sudão e Etiópia . Pode ser encontrada em florestas tropicais densas e matas junto a cursos de água como rios e riachos.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é branca com espinhos negros. Sobre a cabeça negra possui um par de longos espinhos em forma de antenas. Alimenta-se de plantas da família Acanthaceae entre elas estão; Justicia , Asystasia, Mellera entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem 4 espécies do género Protogoniomorpha.
Sem comentários:
Enviar um comentário