Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de julho de 2022

HYPOLIMNAS MISIPPUS - (Linnaeus, 1764)


. Características: A Hypolimnas misippus é uma borboleta que pertence á família Nymphalidae e é conhecida pelo polimorfismo e mimetismo. Assim o macho é castanho-enegrecido aveludado com duas manchas brancas contornadas a azul-púrpura iridescente na zona apical e sub apical das asas anteriores. As asas posteriores possuem uma mancha branca na zona central. A face inferior é de cor castanho-alaranjado ou castanho-ocre, com uma larga faixa branca irregular central que une ambas asas que são contornadas nas extremidades por fileiras de pontos brancos e linhas negras. A fêmea por sua vez pode apresentar várias formas no seu padrão de cor, mas a mais comum é de cor laranja, com metade da zona apical das asas anteriores de cor negra com uma faixa de pequenas manchas brancas. As posteriores são igualmente de cor laranja com nervuras negras e nas extremidades possuem duas fileiras de tracejadas brancos contornados a negro. A face inferior é de cor laranja-ocre com uma faixa negra contornada por pequenas manchas brancas na zona sub apical das asas anteriores. As asas posteriores são laranja-ocre com duas ou três marcas negras na zona central, sendo as extremidades das asas igualmente contornadas por tracejados brancos e linhas negras. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e margens de florestas tropicais e subtropicais, bem como em áreas abertas, trilhos, parques e jardins. Distribui-se por todo cinturão equatorial: desde a África, Sudeste Asiático, Ilhas do Pacífico, América do Norte e do Sul, Índias Ocidentais e norte da Áustrália.

. Período de voo: Ao longo do ano em duas gerações, de Abril a Maio e de Setembro a Dezembro.


















. Alimentação: As lagartas são gregárias e alimentam-se em grupos nas suas plantas hospedeiras. São negras com uma linha tracejada alaranjada na zona lateral do corpo, que é coberto de espinhos negros ramificados. Sobre a cabeça alaranjada possui um par de espinhos negros, sendo as patas também alaranjadas. Alimentam-se de várias espécies de plantas da família Malvaceae;(Abelmoschus), (Abutilon), (Hibisco), (Sida cordifolia). Acanthaceae; (Asystasia gangética), (Barleria cristata), (Justicia betonica). Portulacaceae; (Portulaca oleracea), (Portulaca pilosa). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda na planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.








. Observação importante: A Hypolimnas misippus é conhecida pelo polimorfismo e mimetismo. Assim no que diz respeito ao polimorfismo, o padrão de cor entre macho e fêmea é bastante diferente entre os dois sexos. Quanto ao mimetismo, a fêmea imita quase na perfeição o padrão de cor da borboleta tóxica "Danaus chrysippus" enviando o mesmo sinal de aviso aos predadores em seu redor. Esta espécie está legalmente protegida na Índia sob o Anexo I, bem como o Anexo II da Lei de Vida Selvagem (Protecção)de 1972. Existem cerca de 23 espécies do género Hypolimnas.

(Na imagem as várias formas no padrão que podem ocorrer nas fêmeas)


. Na imagem abaixo o mimetismo entre a "Hypolimnas misippus" e a "Danaus chrysippus" que é tóxica. As semelhanças são incríveis.






Sem comentários:

Enviar um comentário