Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 24 de julho de 2022

Hyles Gallii - (Rottemburg, 1775)


. Características: Vulgarmente conhecida por "esfinge-de-galio" esta mariposa pertence á família Sphingidae. Como todos os membros do seu género, esta possui um corpo robusto e asas estreitas e triangulares. As suas asas são de cor castanho-esverdeadas ou verde-oliva, com uma faixa larga irregular de cor creme esbranquiçada que atravessa a zona central até ás extremidades das asas anteriores. As asas posteriores são de cor negra com uma larga faixa de cor rosa-esbranquiçada ou carmesim. O Tórax é verde-oliva contornado com uma estreita faixa branca na base. O abdómen é igualmente verde-oliva na parte superior, e com faixas esbranquiçadas na zona lateral e duas pequenas faixas negras nos dois primeiros segmentos do abdómen. Ambos os sexos são idênticos, e a sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e floresta abatida, encostas montanhosas solarengas e secas, bermas de estrada, prados, parques e jardins. Distribui-se pela América do Norte, Europa, Ásia e Japão.

. Período de voo: De Maio a Agosto numa geração. Em anos favoráveis pode ocorrer uma segunda geração mas incompleta, ficando no estado de pupa que irá hibernar durante os meses mais frios.












. Alimentação: A lagarta pode ser bastante variável na cor, podendo ser verde-oliva, castanha ou preta. Apresenta duas fileiras de manchas circulares de cor amarelo-pálido contornadas a negro na lateral da zona dorsal. Possui ainda, como todas as lagartas da sua família a que pertence, um órgão pontiagudo em forma de espinho no último segmento do corpo. Alimenta-se de vários tipos de plantas como é o caso do Galium verum, Galium mollugo da família (Rubiaceae), Chamaenerion angustifolium, Epilobium montanum, Clarkia, Circaea, (Onagraceae). Na fase da metamorfose a lagarta enterra-se no solo para se transformar em pupa e posteriormente em adulto. 
















. Observação importante: Existem 29 espécies do género Hyles.






Sem comentários:

Enviar um comentário