. Características: Sendo uma das maiores borboletas nocturnas de África, esta espécie pertence á família Saturniidae. As suas asas são castanho-acinzentadas e apresenta uma pequena marca translúcida no centro das asas anteriores e uma linha branca vertical na zona sub-marginal das asas. As asas posteriores possuem dois grandes e coloridos ocelos em forma de olhos concêntricos, de cor negro, vermelho e branco, com uma linha branca por baixo que atravessa ambas as asas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 15 e os 17 cm de comprimento.
. Habitat: É uma espécie endémica do continente africano e ocorre na África Ocidental e Central, da Serra Leoa ao oeste do Quénia e ao sul em Camarões e Congo, Gabão e Tanzânia.
. Período de voo: ??????????? Por vezes os adultos podem levar meses a desenvolver até que encontrem as condições favoráveis para emergirem das pupas.
(face inferior)
. Alimentação: As lagartas são gregárias e alimentam-se em grupos, mas quando chegam á última fase do seu desenvolvimento vão-se tornando solitárias. São de cor verde rajadas de castanho-avermelhado e com o corpo coberto de espinhos castanho-avermelhados. Na zona lateral do corpo possuem uma faixa de cor negra. Alimentam-se de varias espécies de plantas entre as quais Mangifera indica da família (Anacardiaceae), Manotes expansa (Connaraceae), Alchornea (Euphorbiaceae), Acacia auriculiformis (Fabaceae), Chaetocarpus africanus (Peraceae), Citrus aurantium (Rutaceae). Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo, onde vai procurar um local adequado para se enterrar e pupar.
. Observação importante: Existem cerca de 58 espécies do género Nudaurelia.
Sem comentários:
Enviar um comentário