Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 19 de junho de 2022

ALAENA MARGARITACEA - (Eltringham, 1929)


. Características: Também conhecida por "borboleta Zulu de Wolkberg" esta pequena e rara borboleta pertence á família Lycaenidae. A face superior das suas asas são de cor laranja com pequenas manchas tracejadas castanho-escuras na zona interna basal até ao centro e uma larga faixa igualmente castanha que contorna as extremidades das asas. Na face inferior as asas anteriores são igualmente laranja mas são contornadas nas extremidades por uma faixa branca com linhas pretas. As asas posteriores são também brancas com linhas pretas em forma de teia. A fêmea é idêntica ao macho e a sua envergadura varia entre os 2,7 e os 3 cm de comprimento.


. Habitat: É uma espécie endémica da África do Sul, onde só pode ser encontrada em zonas isoladas e específicas como encostas rochosas adjacentes á área de Haenertsburg, no Limpopo, perto da cordilheira de Wolkberg.

. Período de voo: Voa de Dezembro a Janeiro, numa única geração.






. Alimentação: A lagarta é peluda e apresenta uma coloração em tons castanho-esverdeados ou castanho-acinzentados mimética com a cor das rochas. Alimenta-se de várias espécies de líquenes que crescem na superfície das rochas. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta onde se prende na superfície de uma rocha para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.





. Observação importante: Esta espécie está sinalizada como criticamente ameaçada de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. A causa deve-se á destruição do seu habitat e por plantações de espécies exóticas no seu habitat. Existem cerca de 23 espécies do género Alaena.




Sem comentários:

Enviar um comentário