. Características: Esta pequena borboleta oriunda do continente africano pertence á família Pieridae e apresenta dimorfismo sexual. Assim o macho desta espécie possui asas brancas com as extremidades das asas anteriores negras e uma pequena mancha alaranjada junto á margem interna basal. As asas posteriores são pontuadas nas extremidades por pintas negras. A face inferior é idêntica á superior. A fêmea por sua vez possui as asas anteriores de cor laranja com as extremidades contornadas por traços castanho-escuros. As asas posteriores são igualmente brancas pontuadas a castanho-escuro. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em florestas de planícies onde são atraídas por flores herbáceas e arbustos floridos. Também é habitual observá-la ao longo de cursos de água e em redor de poças de água nos trilhos das florestas em busca dos sais minerais aí existentes. É uma espécie oriunda de áfrica e distribui-se por várias regiões africanas desde a Serra Leoa, Gana, Togo, Nigéria, Libéria, Camarões, Gabão, Zaire, Congo, Angola, Zâmbia, Etiópia e Uganda ocidental.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: As lagartas são gregárias e vivem em grupos numerosos na sua planta hospedeira. São verdes-amareladas com linhas longitudinais amarelas sobre o corpo que é revestido por finos e curtos pelos esbranquiçados. Alimentam-se de plantas da família (Loranthaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta onde se prende á planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem cerca de 51 espécies do género Mylothris.
Sem comentários:
Enviar um comentário