Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 5 de junho de 2022

MORPHO HELENOR - (Cramer, 1776)


. Características: Vulgarmente conhecida no Brasil por "capitão-do-mato", esta jóia alada pertence á família Nimphalidae. Esta espécie possui muitas outras subespécies idênticas e são reconhecidas pelas largas faixas verticais de cor azul-iridescente num fundo castanho-negro na face superior das asas. Esta área azul varia consideravelmente de subespécie para subespécie, podendo apresentar faixas estreitas, faixas mais largas ou abrangendo quase toda a asa em tom de azul. A face inferior das asas é de tons castanhos e verde oliva, e apresenta uma fileira de sete a oito ocelos concêntricos de cor branco, preto, amarelo e vermelho em ambas as asas, que são contornadas nas extremidades por linhas brancas e vermelhas. A sua envergadura varia entre os 7,5 e os 20 cm de comprimento dependendo da subespécie. 


. Habitat: É uma espécie que está adaptada a uma ampla variedade de habitats florestais, desde florestas decíduas secas, bem como florestas tropicais húmidas e florestas andinas em altitudes até aos 1800 metros. Pode ser observada ao longo dos trilhos das florestas, bem como ao longo das margens de rios e riachos onde pousa no solo húmido em busca de minerais dissolvidos. Distribui-se pela América Central desde o México até ao Brasil e Argentina na América do Sul.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.













. Alimentação: A lagarta totalmente desenvolvida possui uma cabeça grande e o corpo é modelado com manchas e linhas vermelhas, amarelas e pretas. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae entre as quais; Machaerium, Pterocarpus, Lonchocarpus, Platymiscium, Swartzia, Dalbergia. Possui também tufos de pelos castanho-avermelhados sobre o dorso e a cabeça. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se prende de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.












. Observação importante: A borboleta alimenta-se de seiva e de frutos podres. Existem 29 espécies e 30 subespécies do género Morpho.

(Nesta imagem algumas das subespécies Morpho helenor.)





Sem comentários:

Enviar um comentário