. Características: Esta pequena jóia alada pertence á família Lycaenidae. O macho desta espécie possui asas de cor azul-cobalto arroxeado, contornadas por uma fina faixa negra nas extremidades. Nas asas posteriores possui par de pequenas caudas. A face inferior é de tons castanhos com marcações de cor castanho-escuras contornadas a branco. Nas asas posteriores junto ás extremidades apresenta três marcas em forma de lúnulas de cor verde prateado. Uma característica interessante é a cor azul dos seus olhos. A fêmea distingue-se do macho por ser um pouco mais pálida, e pelas suas asas serem contornadas por uma larga faixa escura. A sua envergadura varia entre os 3,8 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as florestas tropicais e florestas decíduas húmidas, onde é comum observá-la sozinha pousada na folhagem das árvores, ou a esvoaçar até ao solo húmido da floresta onde costuma pousar para absorver os sais minerais aí existentes. Distribui-se desde a Índia ao Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta apresenta uma forma lenticular e no último instar do seu crescimento é de cor verde com pequenos pelos pretos e esbranquiçados na zona lateral do corpo. Ao longo da zona dorsal apresenta desenhos em forma de elos interligados de tons castanhos e negros contornados a branco, que se estendem até á zona lateral do corpo. Alimenta-se de várias espécies de plantas de várias famílias entres as quais; Macrosolen cochinchinensis da família (Viscaceae), de Terminalia catapa (Combretaceae), Syzygium grande, Syzygium aqueum (Myrtaceae); Macrosolen cochinchinensis (Loranthaceae), Hopea odorata (Dipterocarpaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a uma folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: A lagarta tem uma relação simbiótica com formigas durante a sua fase larval. É atendida por formigas, em particular, a 'Formiga de Fogo' ou Kerengga (Oecophylla smaragdina). A lagarta produz um líquido açucarado, que é 'ordenhado' pelas formigas em troca de protecção. Nenhum predador normalmente arriscaria atacar essas formigas agressivas para atingir a lagarta. Esta espécie é legalmente protegida na Índia sob o Anexo II da Lei da Vida Selvagem (Protecção) de 1972. Existem cerca de 220 espécies do género Arhopala.
Fonte: (vídeo/youtube/Butter🦋 flies)
Sem comentários:
Enviar um comentário