. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família Geometridae. As suas asas anteriores são de cor verde com pintas e linhas onduladas transversais brancas. As asas posteriores são brancas marcadas por duas finas linhas onduladas de cor verde nas extremidades. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Habita locais secos e abertos, com vegetação rasteira, como encostas de montanhas até aos 2400 metros de altitude. Distribui-se na Europa pela Espanha e a fronteira com a França nos Pirenéus, estendendo-se até ao norte de África em Marrocos e Argélia.
. Período de voo: Voa entre os meses de Junho, Julho e Setembro, em duas ou três gerações.
. Alimentação: A lagarta é difícil de encontrar pois além de ter um padrão de cor semelhante ao da areia, cobre o seu corpo colando bocados de folhas e restos de vegetação para se camuflar no meio que a rodeia, tornando-se assim quase invisível. Alimenta-se de espécies de Santolina, Achillea, e Artemisia da família Asteracea. Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda com alguns fios que forra com bocadinhos de folhas, num caule ou ramo da planta hospedeira, onde irá se transformar em pupa e mais tarde em adulto.
. Observação importante: Existem cerca de 8 espécies do género Thetidia.
Sem comentários:
Enviar um comentário