. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família Noctuidae. As suas asas exibem um excelente padrão de camuflagem quando está pousada em troncos de árvores ou arbustos secos, com tons mesclados e raiados que vão desde o rosa arroxeado junto á margem costal até ao castanho e verde oliva na parte mais interna das asas. Possui também junto á margem costal das asas anteriores uma marca em forma de meia-lua. As asas posteriores são castanho-acinzentadas com nervuras escuras. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre 3,2 a 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em áreas abertas como clareiras, prados e planícies arenosas, bermas de caminhos em terra, terrenos baldios, onde cresça a sua planta hospedeira. Distribui-se pela Europa, Ásia e Japão.
. Período de voo: Os adultos voam desde Maio até Agosto, em duas gerações. A última geração é parcial, a lagarta transforma-se em pupa e hiberna, emergindo o insecto adulto só na Primavera seguinte.
. Alimentação: A lagarta varia entre tons de castanho a castanho-avermelhado, com marcas castanhas oblíquas na zona dorsal e uma fina linha longitudinal sobre o dorso. Na zona lateral do corpo exibe uma larga faixa de cor creme. Alimenta-se de plantas da família Hypericaceae, principalmente Hypericum perforatum. Também de Astragalus glycyphyllos da família Fabaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda na planta hospedeira no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Também é activa durante o dia. Existem 7 espécies do género Actinotia.
Sem comentários:
Enviar um comentário