. Características: Esta pequena mariposa pertence á família Erebidae e possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas de cor castanho-acinzentadas, com duas ou três pintas pretas nas asas anteriores, enquanto as posteriores também podem ou não apresentar pintas. O número de pintas pretas pode variar de indivíduo para indivíduo, independentemente de ser macho ou fêmea. A fêmea ao contrário do macho, é branca com algumas pintas pretas nas asas. O seu abdómen é igualmente branco e apresenta uma fileira de marcas pretas entre os segmentos na face superior, enquanto na face inferior apresenta duas fileiras de pintas pretas. A sua envergadura varia entre os 3 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitat desde clareiras e orlas de florestas abertas, áreas com sebes, ocorrendo também esporadicamente em áreas urbanas como parques e jardins. Distribui-se pela Europa e Ásia.
. Período de voo: Voa entre os meses de Abril, Maio e Junho numa única geração.
. Alimentação: A lagarta é peluda e no último instar do seu crescimento é castanha com cerdas castanho-avermelhadas, apresenta também uma ténue linha longitudinal sobre o dorso de cor clara. É polífaga, e por isso alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais; Rumex, Lamium, Plantago, Urtica dioeca, entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda que reveste com os pelos do seu corpo, no interior do qual irá pupar e futuramente irá emergir o insecto adulto.
. Observação importante: A pupa hiberna. Existem sete espécies do género Diaphora.
Sem comentários:
Enviar um comentário