Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 13 de fevereiro de 2022

GONIMBRASIA (NUDAURELIA) KRUCKI - (Hering, 1930)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Imperador Dourado Africano" esta mariposa pertence á família Saturniidae. O macho desta espécie possui asas de um bonito amarelo-dourado, com um pequeno ocelo semi-translúcido no centro das asas anteriores, enquanto nas asas posteriores exibe dois grandes ocelos concêntricos em forma de olhos, contornados a rosa, branco, negro e amarelo. Possui também duas estreitas faixas transversais de cor negro-acinzentadas ou castanho-acinzentadas que atravessam ambas as asas. O seu corpo é gordo e felpudo e o macho ostenta duas antenas emplumadas que utiliza para detectar a localização das fêmeas. A fêmea distingue-se do macho por ser um pouco mais escura de tons amarelo-acastanhado, com asas mais largas e arredondadas. A sua envergadura varia entre os 10 e os 14 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho. 


. Habitat: É uma espécie endémica de África e habita as regiões tropicais e sub tropicais do continente, estando distribuída pelo Quénia, Uganda e Tanzânia.

. Período de voo: Durante a estação seca as pupas podem decidir permanecerem dormentes no subsolo e eclodirem só após as monções da estação das chuvas. Podem produzir uma ou mais gerações por ano.















. Alimentação: As lagartas são gregárias e por isso vivem em comunidade em grandes grupos, principalmente enquanto jovens. Á medida que atingem a maturação para a fase de pré-pupa, tornam-se solitárias. No último instar do seu crescimento a sua coloração torna-se negra com o corpo revestido por minúsculos granulos de cor verde. Possui também pequenos espinhos negros com pelos brancos na zona dorsal. É uma espécie polífaga e por isso alimentam-se de várias espécies plantas, principalmente de Prunus laurocerasus e prunus serotina, da família (Rosacea). Também de Salix da família (Salicaceae), Quercus e Fagus (Fagaceae), Eucalyptus citriodora (Myrtaceae), entre outras. Na fase da metamorfose as lagartas descem até ao solo para procurar um local propício para pupar. Geralmente debaixo do cascalho ou de folhas mortas, ou simplesmente enterram-se no subsolo. 













. Observação importante: Existem cerca de 57 espécies do género Nudaurelia.




Sem comentários:

Enviar um comentário