. Características: Conhecida vulgarmente por "Dido asa-longa" esta elegante borboleta pertence á família Nymphalidae. As suas asas são castanho-escuras ou negras com grandes manchas verde-alface brilhantes que fazem lembrar o padrão de um mosaico ou vitral. A face inferior é idêntica mas um pouco mais pálida. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 8,5 e os 9,5 de comprimento.
. Habitat: Habita as florestas tropicais da América Central e América do Sul, onde passa a maior parte do tempo a esvoaçar por entre a folhagem da copa das árvores, descendo até ao solo só para se alimentar dos sais minerais aí existentes ou de excrementos de animais. Também pode ser encontrada ao longo dos cursos de rios e riachos, bem como em clareiras iluminadas pelo sol até aos 1200 metros. Distribui-se desde o México, Colômbia até ao Brasil.
. Período de voo: No México voa de Julho a Dezembro, nos países mais a sul voa durante todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é de cor branco-esverdeada com pequenas manchas tracejadas negras e de cor salmão vivo. Apresenta também longos espinhos de cor salmão alaranjado de pontas escuras sobre o corpo. Alimenta-se de plantas da família Passifloraceae entre as quais; Passiflora laurifolia , P. vitifolia, P. edulis e P. ambigua. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem 7 espécies do género Philaethria. Esta espécie pode ser confundida com a (Siproeta stelenes) que apresenta um padrão verde idêntico, embora o formato das suas asas principalmente as posteriores sejam diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário