Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

DRYADULA PHAETUSA - (Linnaeus, 1758)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Banded Longwing" (asa-longa de bandas ou faixas) esta borboleta pertence á família Nymphalidae. As suas asas são de cor laranja atravessadas por seis faixas transversais de cor castanho-escuras. A face inferior é idêntica, excepto as asas posteriores que são castanhas com faixas brancas contornadas a laranja. A fêmea distingue-se do macho por ser mais pálida, tanto na cor como nas faixas menos marcantes. A sua envergadura varia entre os 7,5 e os 8,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitats como trilhos, clareiras e orlas de florestas. Bem como margens de rios, pastagens e bermas de estradas, até aos 1000 metros de altitude. Distribui-se pela América Central desde a Flórida e México, estendendo-se a América do Sul pelo Brasil e Uruguai.

. Período de voo: Voa o ano todo em várias gerações.




















. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é de cor castanho-alaranjada, com longos e finos espinhos negros e a cabeça de cor amarelada. Alimenta-se de várias espécies de Passiflora (maracujá) da família Passifloraceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.








. Observação importante: Para passar a noite empoleira-se em grupos de vários indivíduos na parte inferior das folhas na vegetação. É a única espécie do seu género (táxon monotípico).





Sem comentários:

Enviar um comentário