. Características: Vulgarmente conhecida por "Mariposa de espírito rosa", esta exótica e bonita borboleta nocturna pertence á família Saturniidae. Esta espécie exibe dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho exibe um belo padrão de cor rosa pastel nas suas asas, atravessadas por uma larga faixa amarela central contornada por finas linhas escuras que se prolongam até á zona subapical das asas anteriores. Também a margem costal das asas anteriores são contornadas a rosa, nas quais possui uma marca negra e branca em forma de meia-lua que se destacam. As asas posteriores possuem longas e elegantes caudas. O seu corpo felpudo é de cor branco-creme, as pernas são cor-de-rosa, e o seu tórax é atravessado por uma faixa rosa que dá continuidade até ás asas. A fêmea distingue-se facilmente do macho pelas asas um pouco mais largas e de cor verde pastel pálido. As caudas das suas asas posteriores são mais curtas que as do macho. A sua envergadura varia entre os 11 e os 13 cm de comprimento.
. Habitat: Habita preferencialmente regiões montanhosas até aos 4000 metros de altitude. Distribui-se pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Voa entre os meses de Fevereiro, Março e Junho, numa ou duas gerações.
. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é verde, com o corpo coberto por pequenas pináculas de cor azul-claro das quais saem pequenos espinhos e finos pelos pretos. No segundo e terceiro segmento do corpo a seguir á cabeça, apresenta dois pares de pinácula maiores de cor amarela. Também no último par de patas falsas destaca-se uma pequena mancha negra contornada a branco. Alimenta-se de plantas da família Anacardiaceae (Rhus, Cotinus) e também da família Altingiaceae (Liquidambar). Na fase da metamorfose a lagarta tece um espesso casulo em seda de cor castanha, entre as folhas da planta hospedeira para se transformar em pupa, no interior do qual irá emergir o adulto.
. Observação importante: O número de indivíduos desta espécie tem vindo a diminuir devido á perda de habitat com a desflorestação. Esta espécie está protegida por lei no Vietname e na Tailândia. Existem cerca 43 espécies do género Actias.
Sem comentários:
Enviar um comentário