Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 7 de novembro de 2021

COLOTIS AMATA - (Fabricius, 1755)


. Características: Vulgarmente chamada de "Pequeno-salmão-árabe" esta pequena borboleta pertence á família Pieridae. A face superior das suas asas são de cor salmão-pálido alaranjado com largas margens pretas externas pontilhadas por pequenas pintas amarelo-alaranjadas. Possui também uma pequena pinta ou marca preta de forma oval junto á margem costal das asas anteriores. A face inferior é de cor amarelo-esverdeado. A fêmea é polimórfica, e por isso pode apresentar várias formas de cor no padrão. Podendo ir do salmão-pálido até ao amarelo-pálido quase branco. A face inferior das suas asas são amarelo-pálido esverdeado com uma faixa de pequenas marcas acastanhadas nas asas posteriores. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: É uma espécie que habita áreas áridas e quentes, incluindo pastagens costeiras, matagais de Acácia, savanas, campos agrícolas e grandes clareiras de florestas secas, até aos 1200 metros de altitude. Distribui-se por toda a África, Madagáscar, Arábia e no subcontinente indiano, inclusive no Sri Lanka.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.














. Alimentação: As lagartas são gregárias e alimentam-se em grandes grupos nas suas plantas hospedeiras, mas á medida que se aproxima a fase da metamorfose vão-se tornando solitárias. São de cor verde com uma linha longitudinal branco-creme sobre o dorso que é coberto por uma pilusidade. Alimenta-se de plantas da família Asteracea como (Tridax procumbens) e da família Salvadoraceae (Azima tetracantha) e (Salvadora persica). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se fixa a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida.









. Observação importante: Existem cerca de 40 espécies do género Colotis.





Sem comentários:

Enviar um comentário