Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 21 de novembro de 2021

THYAS JUNO - (Dalman, 1823)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores possuem um padrão semelhante a uma folha seca, de tons castanho-acinzentados, atravessadas por finas linhas escuras e uma faixa mais escura que se estende até á extremidade da zona apical das asas. As asas posteriores pelo contrário, exibem um colorido vibrante. Possuem uma faixa de cor azul-clara em forma de olhos num fundo negro, que por sua vez é contornado por uma larga faixa de cor salmão até ás extremidades das asas. Ambos os sexos são idênticos no entanto, o macho distingue-se da fêmea por apresentar duas pintas negras no centro das asas anteriores. A sua envergadura varia entre os 7 e os 8 cm de comprimento.


. Habitat: Habita áreas florestais onde existam carvalhos, castanheiros e nogueiras. Distribui-se pelo Sudeste Asiático desde a sub-região indiana, China, Japão, Coreia, Tailândia, Bornéu, Java, Sulawesi e sul das Molucas.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.











. Alimentação: A lagarta é de cor castanho-acinzentado com finas linhas longitudinais sobre o corpo, e uma pinta preta mais ou menos a meio da zona dorsal, assemelhando-se assim a um pequeno pau. A lagarta é polífaga alimentando-se de vários tipos de plantas, entre as quais; Castanea, Quercus da família Fagaceae, Juglans e Pterocarya da família Juglandaceae, entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda entre as folhas da planta hospedeira, no interior do qual, se irá transformar em pupa e posteriormente em adulto.








. Observação importante: Os adultos alimentam-se da seiva das árvores e dos sucos de fruta madura ou putrefacta. Existem cerca de 16 espécies do género Thyas.




Sem comentários:

Enviar um comentário