. Características: Vulgarmente conhecida na língua inglesa por "Gaudy Commodore", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). É uma espécies sazonalmente dimórfica, ou seja, existem duas formas diferentes de coloração de acordo com a estação, a da estação seca e a da estação chuvosa. Assim a forma da estação seca possui coloração azul-cobalto com marcas negras, e apresenta uma faixa de manhas laranja-vivo contornadas a negro que atravessa a sub-margem de ambas as asas. A face inferior das asas é de cor cinza com marcas negras. A forma da estação húmida é de cor laranja com marcas negras junto á zona basal e costal das asas anteriores. As margens das asas também são contornadas a negro com tracejados azul-claro e apresenta uma fileira de pintas pretas que atravessa ambas asas asas. A face inferior é idêntica mas de tons mais pálidos e apresenta junto á zona basal das asas marcas negras com manchas brancas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6 cm de comprimento.
. Habitat: É uma borboleta nativa de África. Habita as savanas com pastagens floridas, matagais de acácias, florestas abertas, terrenos baldios e jardins.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta tal como o adulto possui duas variantes na coloração, podendo ser de cor laranja com faixas pretas ou quase totalmente preta com espinhos negros ramificados, dos quais se destacam dois mais compridos sobre a cabeça. Alimenta-se de plantas da família Lamiaceae, entre elas estão plantas do género; Solenostemon, Plastosema, Rabdosia, Plectranthus, Pycnostachus e Coleus. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.
. Observação importante: Existem 20 espécies do género Precis. É uma espécie sazonalmente dimórfica, ou seja, existem duas formas diferentes de coloração de acordo com a estação, a da estação seca e a da estação chuvosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário