. Características: Também conhecida por "Acrea-de-faixa-amarela", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de cor castanho-escuro a negro, com uma faixa de manchas de cor creme ou amarelo-pálido nas asas anteriores e posteriores. As nervuras junto á base das asas anteriores possuem um tom castanho-avermelhado. A face inferior exibe igualmente uma faixa de manchas de cor creme, com pequenas marcas castanho-avermelhadas pontuadas de negro. Junto ás sub-margens possui linhas negras em forma de pontas de lança num fundo castanho avermelhado. O seu tórax e abdómen possui pequenos pontos brancos. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: É uma borboleta nativa do Sul de África e habita as clareiras e orlas de florestas tropicais e subtropicais.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações. Possui um voo lento e geralmente fica próxima do solo em áreas ensolaradas.
. Alimentação: As lagartas enquanto jovens são gregárias e vivem em comunidade numa espécie de "ninho" construído por emaranhados fios de seda. Á medida que vão crescendo vão-se dispersando e tornam-se solitárias. Alimentam-se de plantas da família Malvaceae entre as quais estão os géneros; Hermannia, Hibiscus, Triumfetta. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.
Sem comentários:
Enviar um comentário