. Características: A Myscelus amystis pertence á família Hesperiidae e como todos os membros da sua família uma cabeça e olhos grandes e um corpo grosso e robusto. As suas asas são amarelo-alaranjadas com pequenas manchas brancas-prateadas contornadas por uma linha negra e as nervuras das asas também são negras. A face inferior é idêntica mas de tons mais pálidos. O seu corpo é amarelo e os espaços entre os segmentos do seu abdómen também são negros. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4 e os 4,7 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as florestas tropicais e subtropicais da América Central e América do Sul, entre os 200 e os 1200 metros de altitude. É uma espécie de hábitos sedentários, podendo ser encontrada por longos períodos aquecendo-se no solo de asas abertas e absorvendo a humidade mineralizada nos bancos de areia dos rios ou das margens das poças de água.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde-avermelhada e possui longos e finos pelos brancos sobre o corpo e tufos de pelos alaranjados sobre a cabeça. Alimenta-se de vários géneros de plantas entre as quais: Meliacaea: Guarea sp., Hampea appendiculata, Guarea grandifolia, Guarea rhopalocarpa, Capparaceae: Capparis discolor, Clusiaceae: Garcinia sp. Na fase da metamorfose a lagarta tece um tapete em seda numa folha da planta hospedeira onde se fixa para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.
. Observação importante: Existem cerca de 11 espécies do género Myscelus.
Sem comentários:
Enviar um comentário