. Características: A Pantoporia hordonia pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas de aparência rectangular são castanho-escuras, com três faixas horizontais amarelo-alaranjadas em ambas as asas e outra curva na zona apical das asas anteriores. A face inferior é de tons mais pálidos com faixas tracejadas em forma de estrias e de cor castanha. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4 e os 5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas tropicais e subtropicais, pequenos trilhos e ao longo das margens dos rios. Distribui-se pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde-oliva claro e possui várias listras verde-escuras diagonais na zona lateral do corpo e uma linha branca ao longo da zona dorsal e outra em forma de franja na zona lateral. Possui também quatro pequenas protuberâncias na zona dorsal logo a seguir á cabeça e outras duas no último segmento do corpo. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae entre as quais; Acacia, Albizia, Abarema, Pithecellobium. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.
. Observação importante: Existem cerca de 18 espécies do género Pantoporia. Algumas espécies são muito semelhantes entre si, podendo ser confundidas com outras do seu género.
Sem comentários:
Enviar um comentário