Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 29 de novembro de 2020

HYPERCOMPE SCRIBONIA - (Stoll, 1790)


. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-leopardo" esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas são brancas pintalgadas por pequenos círculos de cor negra. Estes círculos são altamente variáveis e podem ou não ser preenchidos. As asas posteriores são igualmente brancas e semi translúcidas, com uma fileira de pintas pretas nas extremidades. O tórax é igualmente branco com pequenos círculos pretos e azuis no macho. O abdómen é de cor azul escuro com reflexos metálicos e uma faixa laranja vertical na face superior. A face inferior é branca com pintas pretas. A sua envergadura varia entre os 5,7 e os 9 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.


. Habitat: Distribui-se pelo Sudeste da América do Norte, estendendo-se até América Central incluindo o México e o Panamá.

. Período de voo: Voa entre Abril e Novembro, com uma geração nas regiões a norte e duas gerações a sul.














. Alimentação: A lagarta é peluda e de cor negra, quando se enrola é visível a cor vermelho-alaranjado entre os segmentos do corpo. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de várias espécies diferentes de plantas entre elas estão; Plantago lanceolata família (Plantaginaceae), Taraxacum officinale, Helianthus decapetalus, família (Asteraceae), Viola sp família (Violaceae), Phytolacca americana família (Phytolaccaceae) entre muitas outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente em borboleta.










. Observação importante: A lagarta hiberna até á Primavera seguinte. Existem 87 espécies do género Hypercompe.






Sem comentários:

Enviar um comentário