Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 8 de novembro de 2020

ALOA LACTINEA - (Cramer, 1777)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas são brancas contornadas por uma linha escarlate na área costal das asas anteriores, apresentando também algumas pintas pretas. As asas posteriores são igualmente brancas com três ou quatro pequenas manchas negras. O seu abdómen é amarelo com faixas negras na face superior e branco na face inferior. O tórax é branco com uma linha escarlate que separa a cabeça. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas, prados, campos, pântanos, tanto em zonas temperadas como em zonas tropicais. Distribui-se pela Índia, oeste e sul da China, Japão, Taiwan , Java , Sumatra , Sri Lanka , Mianmar e Filipinas.

. Período de voo: Ao longo do ano em duas ou mais gerações, dependendo da área de distribuição.











Alimentação: A lagarta é peluda e possui o corpo negro com pelos castanhos sobre o dorso. É muito polífaga e por isso alimenta-se de uma grande variedade de plantas entre as quais; Taxaracum, Coffea (café), Camellia sinensis, Brassica sp, Urtica sp, Allium sp, Citrus sp., Derris eliptica, Ipomoea batatas, Psidium guajava, Croton sp, Senna sp, Zea mays, Theobroma cacao, Tinospora glabra, Helianthus sp, Tectona grandis, Solanum sp. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda que reveste com os pelos do seu corpo, no interior do qual irá pupar.









. Observação importante: Existem cerca de treze espécies do género Aloa.





Sem comentários:

Enviar um comentário