. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Noctuidae. A cor das suas asas varia em tons de castanho com manchas amarelo-alaranjadas que lhe dão uma camuflagem perfeita no tronco das árvores e folhas secas. As asas posteriores são de cor bege com nervuras acinzentadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas, margens de ribeiros, prados húmido, parques, jardins e bermas de estradas. Distribui-se por toda a Europa.
. Período de voo: Voa de Agosto a Outubro numa geração.
. Alimentação: A lagarta é branca com tons acastanhados e possui diversos pontos negros espalhados pelo corpo. Alimenta-se de plantas da família Asteraceae; (Arctium, Carduus, Cirsium, Petasites, Digitalis purpurea. Família Scrophulariaceae; (Scrophularia). Familia Valerianaceae (Valeriana). Quando se alimenta provoca graves danos ás plantas, pois perfura os caules alimentando-se de dentro para fora. A fase da metamorfose ocorre igualmente dentro do caule da planta, onde mais tarde irá surgir o adulto que imergirá para fora da planta através de um orifício feito pela lagarta.
. Observação importante: Esta espécie hiberna na fase de ovo. É atraída pela luz artificial á noite. Existem cerca de 13 espécies do género Gortyna.
Sem comentários:
Enviar um comentário