. Características: Popularmente conhecida por "raio-de-sol birmanês" esta pequena borboleta pertence á família Lycaenidae. É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim o macho possui a face superior das asas de cor laranja-vivo, com as margens largamente contornadas a castanho-escuro que vão ficando mais estreitas para as asas posteriores. A face inferior é de cor branca pontuada por minúsculos pontos escuros e ténues tracejados. A fêmea por sua vez distingue-se do macho por possuir asas castanho-escuras com manchas laranja na zona central. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as orlas das florestas tropicais e sub-tropicais do Sudeste Asiático, bem como zonas costeiras de mangue e pântanos. O adulto é visto a esvoaçar na folhagem das árvores e arbustos, ou pousada muitas vezes escondida na parte inferior das folhas.
. Período de voo: Voa entre os meses de Abril a Setembro, atingindo o maior número de indivíduos em Julho.
. Alimentação: A lagarta tem um aspecto muito peculiar, fazendo lembrar um pequena lesma. A sua cor é de um verde jade, com várias linhas oblíquas brancas na zona lateral do dorso, destacando-se duas mais largas a meio do corpo. Possui também dois apêndices erectos semelhantes a tentáculos de cor castanho-escuro no penúltimo segmento do corpo. Quando a lagarta é perturbada lança do interior desses tentáculos uma espécie de mecha com pelos ou cerdas de cor preto e branco. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae como por exemplo; Derris trifoliata. Na fase da metamorfose a lagarta cola-se a uma folha, tecendo um fino fio de seda á sua volta onde irá se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de 17 espécies do género Curetis.
Sem comentários:
Enviar um comentário