Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 31 de maio de 2020

ARGYROPHENGA ANTIPODUM - (Doubleday, 1845)


. Características: Esta pequena borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae), e possui um certo dimorfismo sexual. Assim, o macho possui asas castanhas com grandes manchas laranja-avermelhado na zona subapical das asas anteriores e posteriores, com uma pinta dupla negra no centro com núcleo branco, e nas asas posteriores apresenta três pintas negras de núcleo branco. Na face inferior e nas asas posteriores apresenta várias riscas brancas prateadas que servem de camuflagem quando está pousada na vegetação de asas fechadas. A fêmea distingue-se do macho por apresentar manchas laranja mais claras. A sua envergadura varia entre os 4 e os 4,5 cm de comprimento.


. Habitat: É uma espécie endémica da Nova Zelândia. O seu habitat consiste em zonas onde existam gramíneas como campos, pântanos, prados, orlas de florestas, em elevações desde os 500 aos 1900 metros de altitude. 

. Período de voo: Voa desde Novembro até Março. O seu voo é lento e geralmente próximo ao solo, onde pousa nas gramíneas para se alimentar de flores, depositar os ovos, ou simplesmente apanhar sol.













. Alimentação: A lagarta é verde e possui finas linhas longitudinais alternadas entre o verde-escuro, verde-claro e o branco. O último segmento do corpo termina em dois pequenos apêndices bifurcados em forma de duas pequenas caudas. A cabeça possui duas saliências em forma de dois pequenos chifres. Alimenta-se de gramíneas da família Poaceae entre as quais; Poa, Festuca, Agropyron. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.







. Observação importante: Existem somente 3 espécies do género Argyrophenga





Sem comentários:

Enviar um comentário