. Características: É uma espécie que pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são castanhas com uma larga faixa central alaranjada e outra mais pequena e estreita na zona subapical das asas anteriores. Possui também dois ocelos negros com núcleo azul na sub-margem das asas. As asas posteriores possuem dois ocelos concêntricos de cor vermelho e negro com núcleo azul. A face inferior é idêntica, no entanto, possui duas linhas onduladas brancas junto ás margens das asas e outra mais larga na zona central junto aos ocelos. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura vaia entre os 5,5 e os 6 cm de comprimento.
. Habitat: É uma espécie endémica da Austrália. Habita zonas húmidas como margens de rios, lagos e pântanos, bem como clareiras e orlas de florestas, até aos 1200 metros de altitude.
. Período de voo: Voa de Setembro a Abril em duas gerações. Nas zonas mais frias e montanhosas apenas uma geração.
. Alimentação: A lagarta é verde com finas linhas longitudinais mais escuras ao longo do corpo, e por vezes apresenta uma mancha alaranjada na zona dorsal. O último segmento do corpo termina em dois pequenos apêndices semelhantes a uma pequena cauda bifurcada. Alimenta-se de várias espécies de plantas do género Gahnia, da família Cyperaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem apenas 2 espécies do género Tisiphone, e 8 subespécies.
Sem comentários:
Enviar um comentário