. Características: Esta pequena jóia nocturna semelhante a um mosaico pertence á família Erebidae. As asas anteriores são brancas pintalgadas por pintas irregulares pretas e vermelho-carmesim. As asas posteriores são igualmente brancas com uma faixa negra irregular nas suas extremidades. No tórax apresenta várias pintas amarelas e pretas. O abdómen é branco e possui duas fileiras de pontos pretos na face inferior. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura situa-se entre os 4 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita lugares abertos e secos, de vegetação baixa e rasteira. Encostas rochosas, zonas costeiras, pradarias, matagais e parques. Distribui-se pela maior parte da Europa (como migrante), Norte de África, Ásia Central e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Além de ser uma espécie nocturna também tem hábitos diurnos. Voa de Abril a Setembro em 2 ou 3 gerações, nos países tropicais e subtropicais ao longo de todo o ano.
. Alimentação: A lagarta nos últimos instares do seu desenvolvimento é de cor cinza-escuro com faixas brancas irregulares na zona lateral e dorsal, e pequenas manchas laranja entre os segmentos do corpo. Possui também finos e longos pelos pretos e brancos no corpo. A lagarta é polífaga e alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais; Echium , Borago officinalis , Anchusa, Trichodesma zeylanicum , Lithospermum , Heliotropium , Trichodesma (família Boraginaceae). Solanum (família Solanaceae), Plantago lanceolata (família Plantaginaceae) e Gossypium (família Malvaceae). Na fase da metamorfose tece um frágil casulo de seda em folhas caídas no solo ou na manta morta.
. Observação importante: Tanto a lagarta como a borboleta são tóxicas e possuem um sabor desagradável para as aves devido ás substâncias alcalóides das plantas de que se alimenta. Existem cerca de 61 espécies do género Utetheisa.
Sem comentários:
Enviar um comentário