. Características: Esta pequena borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas anteriores alongadas são castanho-escuras e as posteriores possuem grandes manchas alaranjadas irregulares que terminam em dois ocelos em forma de olhos com núcleo branco. A face inferior é de tons castanho-acinzentados com dois ocelos concêntricos pretos com núcleo branco, e rodeados por um anel branco prateado. Possui também junto á margem das asas uma linha prateada. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser vista a voar a baixa altitude, geralmente perto do chão, ou pousada na vegetação com as asas abertas apanhar sol, nas clareiras e orlas das florestas, bem como em prados e campos de gramíneas. Distribui-se ao longo da costa Leste da Austrália, até aos 1500 metros de altitude.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta pode apresentar duas formas na coloração, podendo ser verde ou castanha, com finas linhas claras e escuras longitudinalmente sobre o corpo, e uma espécie de granulado na pele. Na cabeça possui duas pequenas protuberâncias semelhantes a dois chifres, e no último segmento do corpo possui dois pequenos apêndices bifurcados semelhantes a duas pequenas caudas. Alimenta-se de vários tipos de gramíneas e juncos entre os quais; Cynodon dactylon (POACEAE), Eriachne pallescens (POACEAE), Alexfloydia repens (POACEAE) e Gahnia clarkei (CYPERACEAE). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se prende de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem 12 espécies do género Hypocysta.
Obrigado por continuar esse belo blog
ResponderEliminarVocê deveria ir para o twitter
Lá seu conhecimento ia ser bem útil
Procura o rapaz do Observações naturalistas e troca uma ideia
Pense também em olhar o Inaturalist
Obrigado sempre abraço
Obrigado pelo elogio e agradeço a sugestão! É sempre bem vindo aqui a este espaço.
ResponderEliminar